Atletas Audax fazem alerta sobre conscientização no 'Maio Amarelo'
Daniel Zóia relata como foi sofrer um acidente e como isso afetou sua rotina de treinos.
Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 17/05/2018 às 11:05
Com a sexta maior frota de bicicletas do mundo, o Brasil registra cerca de trinta e dois acidentes com vítimas de ciclismo por dia. Apesar deste ser o veículo de transporte individual mais utilizado no país, o desrespeito com a segurança dos ciclistas ainda é grande. Pensando nisso a Audax e sua equipe decidiu fazer um alerta para a campanha Maio Amarelo.
Para os atletas do ciclismo, pedalar nas ruas se torna um desafio na corrida contra a imprudência. Recentemente o ciclista Daniel Zóia, da Equipe AUDAX-FSA BIKE TEAM , foi vítima de um acidente causado por um automóvel em Juiz de Fora - MG e teve a clavícula fraturada. O atleta relata em vídeo que a experiência causou certos traumas ao voltar de praticar o esporte.
“Na hora a sensação que tive foi de muita raiva e revolta em me ver caído com minha bicicleta no chão, mas logo percebi que o motorista estava ali prestando socorro e a sensação de raiva passou. Chegando ao hospital, a equipe médica ficou preocupada se havia alguma hemorragia ou osso quebrado, mas os exames mostraram apenas a fratura na clavícula e optei por fazer uma cirurgia. Minha recuperação física foi bem rápida, mas quando finalmente voltei a pedalar, após 45 dias, o trauma causado pelo acidente me deixou receoso,principalmente quando sinto um carro se aproximando. Foi bom também porque me deixou mais alerta, é importante que tenha cuidado tanto da parte do motorista quanto no ciclista”, relata o atleta.
Pedale como uma mulher!
Letícia Cândido, da Equipe Audax Bike Team, conta que as mulheres também têm dificuldade ao praticar o ciclismo e que atenção na pista nunca é demais.
“Algumas pessoas no trânsito dão preferência quando vêm uma mulher pedalando, mas na maioria das vezes, talvez pelo estresse do dia a dia, os motoristas acabam nos olhando como se atrapalhássemos o trânsito. O que mais me preocupa são aqueles condutores que estacionam o carro e não tem atenção ao abrir a porta. Por diversas vezes eu quase colidia, então ando com bastante atenção, já visualizando os perigos, mas somos pegos de surpresa pela falta de conscientização ao abrir essas portas. Dá para todos usarem a via, basta os ciclistas terem cuidado e o motorista respeitar as normas de trânsito", diz Letícia.
Pedale com segurança
Pensando nos ciclistas e nos riscos que os mesmos enfrentam, a Audax criou uma linha que homenageia os atletas que, infelizmente, falaceram em acidentes em ruas e estradas. A Ventus S23 é uma alusão ao salmo 23 da Bílbia, onde cita que "ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo".